terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Leonette.





         Sim, já houve uma dessas em casa. A avó das famosas Mobilettes (todo mundo que conheço teve uma) a Leonette era um hibrido de ciclomotor com motocicleta de baixa potencia, muito barulho, fumaça e um design inigualável.

     Lembro que meu pai me levou um dia para passear nela no Horto Florestal. Foi uma verdadeira aventura de garoto porque eu, na garupa, o vi tentando escalar um monte de terra com a pobre infeliz. Ele tentou  a façanha varias vezes mas a coitada sempre negou potencia e descíamos mais do que conseguíamos subir. Tive medo de cair e ela por cima de nós.

       Ficou gravada em minha mente, além do saudável entrosamento daquela tarde entre pai e filho, a lição de que para escalar determinadas alturas, é preciso mais do que coragem e determinação. Sem o equipamento adequado podemos tentar inutilmente alguma coisa mas sempre provaremos o sabor amargo da decepção.

       Passamos grande parte da nossa vida acreditando que a nossa juventude, os nossos recursos econômicos, a formação acadêmica, a influência junto a alguns setores são suficientes para nos levar muito além do topo. E é bom que nossas aspirações não sejam minúsculas porque podem nos fazer superar nossos limites.

     Como dizia o poeta , ‘tudo vale a pena se a alma não é pequena’. Mas é inevitável que a Leonette, suficiente nas retas não seja adequada para a trilha. Para trilhas precisamos de uma máquina adequada, feita para isso. O que mostra que se a nossa mente nos desafia é preciso estar adequado para novas situações com novos recursos. Há um ditado africano que afirma: ‘não dá para caçar o coelho de hoje com o cachorro de ontem’.

      Assim, depender apenas de nossos recursos é insuficiente para novas etapas. È neste aspecto que podemos seguir o conselho de Salomão em Provérbios: ‘Não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos e ele endireitará as suas veredas’(3:5-6).

        Precisamos da ajuda eficaz do Senhor para nossos projetos e empreendimentos presentes e futuros. Não é prudente partir para o desconhecido, o difícil, apenas confiando numa suposta declaração otimista de que ‘tudo vai dar certo’. È necessário sujeitar nossos planos a Deus a fim de que ele não apenas conceda o aval mas principalmente nos capacite com todos os recursos necessários que precisarmos.

      Para derrubar o gigante Golias, Davi precisou mais do que a sua técnica de atirador, mais do que a sua atiradeira e as pedras. Mais do que autoconfiança e vontade de fazer algo marcante e inesquecível que lhe desse lugar na Historia.
Ele orou ao Senhor e gritou ao gigante que o venceria pelo nome do Senhor. 

      Afinal, quem nos conduz ás vitorias diárias é ele. Por isso, se pretende escrever uma nova pagina na sua historia não use somente a coragem e a determinação. Aprenda a pedir a Deus a aprovação do que pretende fazer e em breve você verá em suas mãos tudo o que precisa para escalar novas alturas, pela fé.
By Caleb Mattos.