quarta-feira, 6 de junho de 2012

PARA AMADURECER, É NECESSÁRIO SAIR.

            
             Jesus conta a historia de dois filhos: um mais novo e outro mais velho. 
          O mais novo resolveu sair de casa e ter suas experiencias e aventuras. Ele o faz ainda adolescente, deixando para trás um pai que aguarda sua volta e um irmão ressentido.


          Anos depois, com seu regresso, já consciente de que suas escolhas o levaram a lugar algum, arrependido, pede perdão ao pai e se reconcilia com ele. Na casa existe agora um clima de festa e celebração pelo simples fato de que ele voltou. Saiu imaturo mas voltou responsável. Saiu garoto mas voltou homem. O pai não cabe em si de felicidade e lhe dedica o melhor que tem.


          O irmão mais velho reclama que nunca ganhou nada,  que sempre cumpriu todas as regras, que sempre fez o seu dever. O pai lhe diz que ele nunca teve  porque nunca pediu. Que deveria participar da festa, que era tempo de rever sua rigidez e perdoar o irmão. Ele, porém, envelhece com a mesma atitude de rancor, de amargura. Maltrata o pai e odeia o irmão. 


         A diferença entre um e outro é que o mais novo saiu de casa. E ao sair pode olhar de forma mais ampla todas as coisas e valorizar aquilo que era permanente. Ele regressa porque soube, pela experiencia própria e escolha subjetiva, que o que desprezou no inicio era a unica coisa permanente na vida: o amor e o perdão do pai. E amadurece porque nem sempre o convívio próximo com aquilo que é o melhor nos faz enxergar o seu valor.


          O mais velho nunca saiu. Ele se acostumou com o bom. E o bom passou a ser desprezível. Reclama dos erros do outro mas não tem consciência de seus erros. È com se  nunca tivesse errado. E quem nunca erra tem uma visão de mundo utópica - o mundo é o lugar mais parecido comigo mesmo. O mundo sou eu.


          Ele permanece o resto da vida imaturo. Não saiu, não experimentou ser responsável pelas próprias decisões e escolhas. Viveu á sombra do pai se escondendo de si mesmo e não conhecendo o próprio coração. 


          Quem nunca sai da sua área de conforto fica na janela espiando a vida dos outros: comenta, julga, discrimina, rejeita. É um triste resultado do medo.


          Deus acolhe aqueles que saem e que voltam. Deus cura os que erram e admitem. Mas ele sempre diz para os que se recusam a amadurecer: 'por que você nunca tentou?'

Nenhum comentário:

Postar um comentário