terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Por que a gente tem tanto medo?


‘Você, porém, deve manter a sobriedade em todas as situações. Não tenha medo de sofrer’.

'Mantenha a sobriedade. Não tenha medo de sofrer'.

Eu tenho alguma experiência na abordagem com dependentes químicos. Isso já acontece a mais de dez anos. Ouvi centenas de casos muito variados quanto ao ambiente, mas nunca quanto ao motivo. O motivo é sempre o mesmo. A substância promete a segurança, ou, a chave para lidar com o medo de sofrer.

Jovens bebem nas baladas para se soltarem, ficarem mais sociáveis e perderem a timidez que é o medo de conversar ou de ser paquerado ou paquerar. Adultos num bar bebem porque tem medo de tudo, principalmente da vida. Eu acredito que se tem mais medo da vida do que medo da morte.

A morte vem inesperada e súbita. A vida vem em gotas que não param de cair. O cenário nem sempre é suportável para alguns e em todos a criança que ainda temos grita apavorada. Para acalma-la lhe damos o que for mais rápido mesmo porque ninguém aguenta choro de criança.

Não sabemos lidar com o medo, nem com o sofrimento. É por isso que no texto lá de cima o apóstolo mais conhecido do cristianismo diz a um amigo seu: ‘Não tenha medo de sofrer, mantenha a sobriedade’. Uma coisa liga-se á outra. Todo ébrio é um medroso. Todo sóbrio enfrenta seus medos.

Sobriedade, porém, não é apenas não encher a cara. É manter-se sereno diante da vida com suas incontáveis surpresas. Você foi machucado no amor? Não tenha medo de sofrer, ame novamente. Você foi demitido mesmo com tamanha dedicação? Não tenha medo de sofrer, busque recolocação com a mesma diligência. Você recebeu um diagnóstico ruim? Não tenha medo de sofrer e sujeite-se ao tratamento.

Quando perdemos o medo de sofrer, o sofrer fica menor. Porque tirando o medo, tira-se um gigante das costas: aquilo que eu achava que iria acontecer, mas nem sempre aconteceu. Medo é a antecipação de um cenário que grosso modo existe apenas em nosso psiquismo infantil. 

Não fuja do que você precisa enfrentar. Lembre: Davi matou Golias porque tinha um ‘gigante’ dentro de si maior que o outro: Deus. E com ele nada será impossível.

Caleb Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário