terça-feira, 22 de novembro de 2011

PRESERVE A VIDA.


                        “Nâo matarás”. Êxodo 20.13.

                               A intenção do mandamento é ir muito além do ato de tirar a vida de alguém de forma premeditada. Não matar é não colaborar com a cultura da violência cujo resultado final é a morte. O assassinato é apenas a ponta do iceberg. O que há por debaixo dele é tão mortal quanto perigoso. Somos convocados a não tirar a nossa vida, nem a do próximo, nem a dos animais, nem a do Planeta.

                            O suicídio é somente uma forma radical de tirar a própria vida. Mas há pessoas que lentamente cometem um suicídio em etapas na medida em que exageram na alimentação ou se alimentam mal ; descuidam da saúde; se entregam a bebida ; dirigem perigosamente arriscando suas vidas e de outros; e não lidam direito com suas emoções permitindo que as tristezas da vida alterem sua pressão arterial e comprometam seu coração e outros órgãos. A depressão não tratada é uma forma lenta e gradual de suicídio. Por isso temos que amar nosso corpo porque ele é o santuário do Espirito de Deus: 1 Corintios 3.16. Preserve sua vida – não maltrate seu corpo com comidas ruins, nem com falta de sono, nem usando medicamentos desnecessários, nem com falta de atividade física. Não deixe de procurar ajuda com um profissional da saúde se está   deprimido ou triste há mais de um mês.



                                  A segunda área diz respeito ao próximo. Não devemos matar pessoas, e isso se refere também ao ato de impor-lhes um mau relacionamento. Existe o risco de usarmos palavras que ferem aqueles que estão ao nosso lado, especialmente os familiares por causa de uma falta de respeito aos seus sentimentos. Paulo diz que os filhos podem ter sérios problemas no desenvolvimento dependendo da maneira como seus pais os tratam:  Colossenses 3.21. As palavras tem um poder terapêutico quando usadas para incentivar, elogiar , fortalecer, animar. A familia precisa ser um ambiente em que predomina a paz, o entendimento e a alegria.

                               Verifique se você pessoalmente atrai ou repudia pessoas pela maneira como fala, vive e trata os demais. Existem membros de familia adoecidos pelo excesso de maus tratos, violência, pessimismo, reclamação, zombaria, agressividade. Pessoas que tem imensa dificuldade de se desenvolver na vida porque seus familiares os tratam como a latrina do mundo. Tome cuidado para não assassinar a emoção dos seus queridos, a alegria deles. Não mate por meio de suas palavras os sonhos e os projetos de ninguém.


                              O ultimo aspecto do ‘não matarás’ diz respeito à ecologia. Não matar, nem os animais, nem o Planeta em que vivemos. Ao contrario do que muitos imaginam, Deus ama os animais que ele criou e nos ordena cuidar deles sem maltrata-los: Proverbios 12.10 – Proverbios 27.23 – Jonas 4.11. Maus tratos aos animais também é uma maneira de transgredir o mandamento e é recomendável que apoiemos alguns órgãos que cuidam de animais abandonados ou rejeitados. Mas também não podemos esquecer da sustentabilidade do Planeta, cuidando do lixo que produzimos e reciclando devidamente. Quando colocou Adão no Èden Deus ordenou que ele cuidasse do jardim e o preservasse.

                                 A Terra é o planeta criado por Deus – não devemos adotar a teologia dos que defendem que tudo vai ser queimado e por isso temos a liberdade de apressar o processo, poluindo e sujando. A consciência ecológica é uma necessidade bíblica porque entende que Deus criou e manda cuidar da sua natureza. Por isso, tenha consciência e não jogue lixo na rua, separe seu lixo domestico reciclável e não desperdice nem água nem energia. 

                           Valorize a vida em todas as suas manifestações : a sua, a dos outros, a dos animais e a do planeta.  Colabore com Deus na tarefa diária de preservar todas as coisas preciosas que Ele fez e que celebrou ao descansar, dizendo: "Eis que tudo ficou bom".

Nenhum comentário:

Postar um comentário