quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O passado só é ruim quando não trabalhamos com ele.

 

         Muitas pessoas sofrem com seu passado. Seja com o recente, seja com o distante. Aprenderam que precisam sempre esquecer, ignorar, abortar o seu passado. Via de regra, a atitude que mantém com seu passado é negativa. Sofrem passivamente quando se recordam dele.

 Paulo diz que  ‘aprendeu a viver contente em qualquer situação'(Filipenses 4.12). Qualquer situação envolve bons e maus momentos. Paulo fez com que o passado trabalhasse a seu favor em vez de prejudica-lo. A mesma atitude que José teve em relação a seus irmãos, perdoando-os e provendo alimento para eles, apesar do mal que eles lhe causaram.

 È o passado não trabalhado que nos faz sofrer. Quando adotamos a postura de nos entregarmos à passividade e ao ressentimento, culpando a tudo e a todos.

 Esta imobilidade nos torna vitimas incapazes de reação.  E toda postura de vitimização vai acarretar culpa pessoal, ressentimento emocional e ira contra determinadas pessoas que escolhemos como bodes expiatórios da nossa dor. Como é que se trabalha o passado? Ressignificando tudo o que aconteceu. Quando damos um novo sentido aos eventos da vida estamos no caminho para conseguir falar do passado como algo bom e não como a pior época da nossa historia.

Toda historia tem sempre dois lados: o bom e o ruim. A descoberta do átomo gerou a bomba atômica mas produziu inúmeros benefícios para a ciência e medicina.  A ditadura no Brasil gerou muita injustiça e mortes mas também evitou que algum oportunista como Fidel Castro se instalasse no país e assim garantiu a transição para o regime democrático.
Descubra o que o passado pode revelar sobre a construção da sua historia. Procure enxergar a presença de Deus nele, sustentando você até hoje, mantendo-o vivo e ajudando-o a descobrir um sentido e um proposito em tudo que aconteceu.
O passado é a matéria prima que Deus utiliza para construir a nossa história. Ele sempre esteve lá, por pior que tenha sido. Jesus disse que a luz brilha nas trevas. E que ele veio salvar o que havia se perdido.
Todos já tiveram seu periodo de trevas. E já se perderam em algum ponto da vida. Mas a escuridão não foi tão densa que possa ter impedido Deus ter lançado sua luz. Nem o nosso desvio o impossibilitou de estender para nós a sua mão.
Reveja sua história. Não encare mais seu passado como o fantasma que causa medo. Ele foi apenas um periodo em que você não soube o que fazer, que decisão tomar, nem estava maduro para saber reagir emocionalmente de forma adequada.
Mas se você chegou até aqui, o passado não o destruiu. Ele foi só uma etapa  da vida, uma transição em que os tempos dificeis estão cedendo lugar a um novo período incomparável, melhor e mais feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário