terça-feira, 19 de março de 2013

Quero morar na Babilônia !


        

    A presença dos verdadeiros discípulos de Jesus na sociedade sempre colaborou para a mudança de cenário dos piores países e cidades do mundo. 

        Precisamos da ajuda da Historia para não desistirmos do chamado de Deus para representa-lo neste mundo e procurar fazer alguma diferença positiva.

     Na Inglaterra escravagista foi o desempenho de um cristão comprometido, membro do Parlamento, William Wilberforce, que travou longas lutas com os parlamentares para convence-los da desumanidade do trafico humano. Até que, pela oração de Wilberforce e muitos outros e de horas e de anos de debates acalorados, a Inglaterra aboliu a escravidão de suas colônias e influenciou o resto do mundo a fazer o mesmo. 

   Nos séculos 18 e 19 houve um forte movimento missionário no mundo. Mas os homens e mulheres que levavam aos países a Palavra de Deus, carregavam na mala sementes de cacau, de café e medicamentos para sanear a economia e a saúde destes países.

      Na Tailândia, eles conseguiram combater com eficácia a lepra, a varíola e a malária. Quando foram para a China se depararam com um numero incontável de cidadãos dependentes do ópio.

     Eles combateram a dependência e os traficantes. Alem 
disso, naquelas regiões empobrecidas do mundo, onde não havia água, eles cavaram poços artesianos e mudaram tanto o cenário como a economia.

      Na Índia  onde havia uma pratica cultural cruel de queimar viúvas que não eram produtivas à sociedade, os missionários as recolhiam em abrigos e as sustentavam até a morte. 

      O que prova que a ação de levar o Evangelho associado à filantropia já deu resultados concretos de melhoria de cidades pelo mundo afora.


      Houve um período na historia de Israel em que eles foram invadidos e levados para o grande império da Babilônia. Sua economia foi destruída  a cidade queimada e as famílias separadas. 

      Eles permaneceram naquela terra estranha por longos 70 anos até voltarem pelas mãos de um grande líder chamado Neemias.

     Mas , enquanto estavam na Babilônia, Deus ordenou que eles levassem sua vida normalmente. Que construíssem casas, que se casassem e fizessem o mesmo com os filhos e netos. 

       E que, principalmente, orassem e colaborassem para a paz e a prosperidade da Babilônia  porque, a paz e a prosperidade deles dependeria da paz e da prosperidade dela.

       Eles não entenderam o recado e, com exceção de alguns, a grande maioria queria a morte da população, a vingança e o fracasso daquela civilização.

     Se Deus nos coloca em uma sociedade absolutamente marcada pelas trevas é para que, tendo em nós a luz de Cristo, venhamos a refleti-la em nosso cotidiano. 

      Se a mesma sociedade se deteriora venhamos ajuda-la a ser preservada com o sal que ele colocou em nós.

       Portanto, a atitude correta de cada um de nós na cidade e nação não é fuga, condenação e profetismo tolo, do tipo 'que fique pior para que Jesus volte logo para me buscar e me tirar desta bagunça'.

       Mas que imitemos o Filho de Deus, que sendo eterno, se fez homem, sendo rico se fez pobre, sendo santo se fez vulnerável sem ter pecado, sendo perfeito amou os imperfeitos. 

     E viveu na Galileia para colaborar com as pessoas, a fim de resgata-las da miséria  dando-lhes pão, resgata-las da doença, promovendo a cura, resgata-las da exploração, denunciando os abusos da politica e resgatando-as da falta de sentindo, mostrando-lhes Deus, a Graça e a salvação.

     Nem sempre é fácil viver na Babilônia.
     Mas nós não estamos nela por opção, e sim por um chamado inadiável de Deus.

    Sendo assim, que Deus abençoe a nossa Babilônia e nos use para os propósitos que ele tem para ela!

Um comentário: