terça-feira, 17 de setembro de 2013

MISERICÓRDIA.

                    


         A palavra me chamou a atenção quando eu li o texto do Salmo 23: 'Bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na Casa do Senhor por longos dias'.
                   Eu descobri que 'Misericórdia' é composto de 'misere', que trata da condição precária, da escassez, da decepção e daquilo que aponta para a fragilidade e o erro. E 'Córdia' tem a ver com o coração. 
                   Deus, segundo o texto, envia para mim a sua Misericórdia. Isso me faz entender que ele se importa com as minhas misérias. E eu tenho várias delas comigo. Não que eu seja miserável do ponto de vista social. Mas a miséria me atinge na medida em que eu me conheço cada vez mais olhando para o meu interior. 
                  Detecto nele coisas que não deveriam estar lá. Percebo que meus pensamentos nem sempre são construtivos e bons, positivos e sagrados. Olho para as minhas atitudes e encontro mais um pouco da miséria. Me sinto envergonhado comigo mesmo, ás vezes, por não ser tudo aquilo que eu acho que já deveria pelo tempo decorrido.
  
               Mas, então, eu leio no Salmo que Deus coloca o seu coração na miséria. E isso me enche de uma euforia sem tamanho. Isso quer dizer que a minha miséria, por ruim que seja e por mal que me faça, é uma plataforma através da qual Deus constrói tudo quanto ele mesmo deseja fazer em mim. Leio o apostolo Paulo e ele me confirma meu pressentimento, de que 'o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza'.

         Agradeço a Ele não porque já sou o que deveria ser mas porque nele já não sou aquilo que eu era. E a cada dia ele me alcança de novo com misericórdia, me lembrando que me ama apesar do meu fraco rendimento ou capacidade de resposta.


        Colocar o coração na miséria é o que diferencia o Deus da Graça. E eu, hoje, começo a olhar com mais misericórdia para mim mesmo, porque não posso desprezar aquilo que Deus ama, nem posso tirar o coração da forma como me avalio.

       Esta misericórdia dele tem me colocado em paz. E me desafiado a buscar outros que sofrem tanto com suas misérias por acharem que Deus os abomina. Essa é a bendita mensagem do Evangelho. E por ela eu tenho vivido e trabalhado e desejo continuar até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário