terça-feira, 19 de novembro de 2013

CONVITE AOS AMARGURADOS.



          A historia de Noemi é marcada pela passagem de um período de felicidade para um outro momento de amarguras. Ela morava com seu marido e os dois filhos em Belém de Judá, quando todos foram obrigados a se mudarem para a região de Moabe por conta da escassez em sua terra. Lá todos vivem por 10 anos, os meninos se casam com mulheres moabitas. Mas a tragédia os assola e morrem o marido e os dois filhos de Noemi.

             Ela então decide regressar à sua terra. Uma de suas noras, Rute, insiste em permanecer ao seu lado, mesmo com toda a insistência da sogra para que ela, ainda jovem, se case novamente e tenha filhos. Rute, no entanto, decide permanecer junto á sogra que tanto ama numa das declarações mais comoventes da Biblia: ‘Aonde você for, eu também irei. Onde você viver, eu viverei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus. Onde você morrer, eu também morrerei e ali serei sepultada. Que o Eterno me ajude. Nem a morte nos separará’.

            Quando ambas chegam a Belém de Judá todos os antigos moradores reconhecem Noemi, cujo nome em hebraico significa ‘agradável’. Todos estão felizes pelo seu regresso. Mas ela não. Sua face mudou. Seu humor não existe mais. Ela prefere que a chamem de ‘amargurada’. Ele atribui a Deus o lhe ter tirado toda a razão da alegria e o sentido para viver. Ela não tem mais sentimentos de amor, de ternura; a emoção foi embora. Noemi ainda está viva mas seu coração parou de bater. Ela está insensível, adoecida, e desejosa de morrer.


1. Noemi tem o coração tomado pela amargura.

‘Não me chamem de Noemi, mas de Amarga’.

O nome hebraico ‘Noemi’ pode significar: ‘agradavel, encantadora, delicada’.

          Antes da tragédia que se abateu sobre a sua vida tudo leva a crer que Noemi era o símbolo da feminilidade e da beleza. Porque os nomes judaicos expressavam a aparência e a conduta. Esta mulher extremamente bela e delicada perde seus filhos e marido e, ao voltar para sua terra de origem deseja ser chamada de ‘Amarga’. Com um coração invadido pela tristeza e rancor ela agora transparece no rosto a dor que tem por dentro. Diz inclusive que não quer mais se casar. Rejeitou o amor e a ternura. Trancou os sentimentos a sete chaves. Sua relação com Deus já não é a dos dias passados. Agora ela acusa o Criador de te-la castigado com severidade, de ter se colocado contra sua vida.



           No momento em que alguém se revolta contra Deus o efeito mais imediato disso é a amargura contra si mesma e contra todos. Contra a vida e contra a beleza. Contra o amor e contra a bondade. Ela faz de tudo para que sua nora, Rute, volte para sua terra. Não quer a companhia de ninguém. Quer a solidão e o silencio. Se você se sente assim é preciso prestar atenção na providencia de Deus aos que sofrem. Ao enviar Rute para permanecer com Noemi, vemos nisso a ação de Deus em fornecer o amor, a amizade e a companhia a uma mulher que fechou-se para tudo e para a vida.


           Quando a dor se instala, a solidão, o isolamento, não são a melhor atitude. È preciso entender que o amor ainda existe – ele está apenas sufocado pela amargura. Que a bondade das pessoas ainda é real – nós apenas duvidamos disso por estarmos adoecidos. Que tudo pode melhorar – nós é que achamos isso bobagem por termos permitido que a tristeza dominasse a nossa alma.



2. Noemi perde o sabor de viver.

‘Saí daqui cheia de vida, mas o Eterno me fez voltar sem nada, apenas com a roupa do corpo’.

         Noemi faz um jogo de palavras: ‘vida’ e ‘roupa’. Ela diz que saiu dali, da sua cidade, cheia de vida – o marido, os filhos, as noras. Mas voltou só com a roupa do corpo.



          Ao dizer isso, que só lhe sobrou a roupa ela está declarando que morreu. Só a roupa existe, a vida não mais. Há nela uma vontade de morrer, que também se manifesta em todas as pessoas que enfrentam um duro golpe em algum momento na sua historia.

Noemi enxerga apenas objetos e não a existência: o corpo, não a vida.

          Assim também são aqueles que trocam a alegria de viver pelos seus bens, por suas aquisições materiais, dinheiro, e tudo quanto aos olhos da sociedade simboliza a felicidade, o bem-estar.Pessoas que reprimiram sentimentos se tornam compulsivas em comprar. Possuem muitas coisas guardadas sem uso algum porque o ato da compra traz uma sensação de sentido, finalidade.

         Elas terminam admirando suas prateleiras tentando se convencer de que ainda estão vivas. Mas como a vida tem a ver com sensações, experiências relacionais, amor, interação e convívio, quem se fecha decreta a falência da sua alma. Como diz Jorge Camargo, ‘A felicidade é uma porta, e abri-la, é escolha sua : quem se fecha, não se arrisca, mas a alegria está na rua’.


3. Noemi é surpreendida pela chegada de uma boa noticia.ser restaurados pela intervenção de Deus.

Rute 4:13-17.

       A parte final da historia de Noemi é radicalmente alterada pela chegada de uma boa noticia. Um de seus parentes, rico proprietário de nome Boaz, contrata Rute, sua nora para trabalhar, se apaixona pela moça e casa com ela. Dessa união nasce um filho de nome Obede, que será o avô do rei Davi. A noticia do nascimento desta criança altera em absoluto o comportamento de Noemi. Ela destranca seus sentimentos. Ela volta a sorrir, a se encher de vida. Ela sente novamente o gosto da maternidade ao se tornar avó. Sua ternura desabrocha. Sua bondade regressa. Seu carinho é estendido ao bebê. As mulheres de Israel dizem até que ela está mais jovem na aparência.


           O texto diz que Noemi põe o neto no colo, o acaricia, o beija e o trata com muito carinho. Ela está novamente cheia de vida e de ternura, a tal ponto que as suas amigas dizem: ‘este é o menino de Noemi’. Tudo isso aconteceu apenas pela intervenção de Deus naquela tragédia familiar. Mas onde quer que exista a dor ali chegará a boa nova do Evangelho. Para aqueles que só conhecem o lado sofrido da vida brilhará sobre eles a luz da esperança. E a todos que estão cansados de lagrimas e da colheita da escassez a promessa de Deus é surpreendente: Salmos 146.


        O nascimento de uma criança trouxe uma vida nova para Noemi. Sempre que uma criança nasce em uma família isso é automaticamente lido como o nascer de um novo dia, de um novo período cheio de coisas alegres e restauração. A mensagem do Evangelho começa justamente com o nascimento de Jesus. Num mundo confuso, dominado pela mão de ferro do Império Romano, pela colonização de uma parte considerável do mundo. Tempos de escassez, de medo, de revolta, de violência. Tempos em que o rei Herodes manda matar todos os meninos de dois anos para baixo.


         Mas quando nasce Jesus os anjos cantam no céu, os pastores cantam no campo, a estrela brilha no espaço. E a mensagem é: ‘Gloria a Deus nas alturas e paz na terra aos homens’. Se você, como Noemi, sente que seu coração foi arrancado, roubado e agora é incapaz de sentir coisa alguma, permita que esse nascimento, ou novo-nascimento, aconteça dentro de seu coração. Porque o convite de Jesus para que o amor dele, o único que pode curar corações doentes, ainda está de pé: 'Venham a mim, todos vocês, que estão cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário