quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Microcosmo e Macrocosmo.




A segunda palavra já diz tudo.
Ela aponta para o que é maior do que você, aquilo sobre o qual você não detém o menor controle ou, por mais que planeje sair tudo certo, se vê submetido a certas leis que acredito, por ser cristão, divinas e soberanas.

O microcosmo é tudo o que acontece dentro de você por causa do que acontece fora de você. Neste caso, se haverá alegria ou tristeza, sucesso ou fracasso, bem estar ou tribulação, tudo isso de alguma forma está conectado ao macrocosmo.

Devido a esta ligação, eu diria, em termos comparativos que o macrocosmo é o nosso corpo, e o microcosmo, a nossa alma. Tudo o que o corpo sente afeta a alma e tudo quanto ela vive somatiza.
Eu tenho aprendido a trabalhar a visão do macrocosmo do ponto de vista teológico. Paulo me diz que meu corpo ‘é templo do Espirito Santo’. 

Em sendo assim, o fruto deste Espirito de Deus atua em mim, isto é, meu corpo, gerando nele amor, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade, mansidão, autocontrole. E no momento em que ele atua no meu corpo faz com que a minha alma se beneficie diretamente desta santa presença corporal.

Aprendi, igualmente, a enxergar em cada situação, boa e má, algo de Deus, que coopera em sinergia para fazer bem a mim mesmo. Claro que de inicio eu não tenho a capacidade de compreender o que está acontecendo, nem de crer que aquilo é de fato bom. 

Mas pela confiança que resolvi depositar em Cristo eu tenho certeza de que as coisas realmente resultarão em beneficio, não em prejuízo.

Deixe seu microcosmo ser tratado pelo Espirito Santo.
Permita que ele deposite ali dentro aqueles frutos que eu mencionei acima.
Entregue os seus medos(o macrocosmo) nas mãos daquele que Tudo Pode.

Ele diz que ‘o dia de amanhã cuidará de si mesmo’.
Então.... durma tranquilo, porque o dia de amanhã ele vai preparar para você.
‘Eu sei em quem tenho crido’, diz o apostolo Paulo.
E você? Pode dizer o mesmo?

Caleb Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário