terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Tristes sim. Melancólicos, nunca!



A Bíblia começa com a Criação e termina com a Redenção. A Criação perfeita e integra certo dia foi invadida pelo imperfeito. A primeira invasão contaminou aqueles que eram puros e se estendeu como vírus a toda descendência. O mal deu o tom do cotidiano e então a vida passou a ser difícil, custosa e sofrida. Suar para ganhar o pão, gerar filhos com dores e ver os dias escorrerem como areia numa existência desprovida de horizontes. 

Mas, então, no devido prazo, chegou a Redenção. A partir da segunda invasão, o ser humano foi restaurado á primeira imagem e condição. E, embora lide ainda com os efeitos da obra do primeiro hospedeiro, sabe que está imunizado contra ele e vai a cada dia melhorando em todos os sentidos até a cura definitiva. E, ainda que o primeiro livro, Gênesis, lamente dizendo que ‘maldita é a terra’, o ultimo livro, Apocalipse declara: ‘Vi um novo céu e uma nova terra nos quais habita a justiça’. O primeiro livro narra dor e cansaço, mas o ultimo livro decreta o fim da morte, da dor, do luto e do pranto. 

Neste intervalo entre um livro e outro acontece a nossa vida. E nela ainda residem sinais da nossa contaminação. Por isso ainda temos angustias e tristezas, envelhecemos de ansiedade e choramos nossas perdas. Mas o espírito com que precisamos lidar com tudo isso é o da Redenção. Como sabemos que choramos aqui, mas em breve não mais, que a esperança alimente nosso amanhecer e nosso sono. Por vivermos a certeza de que o mal será banido tratemos os males da vida como aquilo que está perdendo potencia e que está prestes a se extinguir. Como caminhamos para o melhor, que o pior de hoje seja encarado apenas como poucos metros que faltam para cruzar a linha de chegada.

 Porque se eu sei em quem tenho crido eu vivo mais feliz. E isso não é um conselho de autoajuda. Isso é uma decisão de não me deixar mais abater quando alguma noticia ruim me pega de surpresa e me joga no chão do desespero. Que eu decida me ajoelhar e lançar os fardos diante daquele que está me conduzindo da doença para a cura, do mal para o bem, da tristeza para a alegria. Eu aprendi que tristeza é um momento e melancolia é um estado. Temos motivos para a tristeza, mas para a melancolia não mais. 

Porque aquele que nos ama nos tornou vencedores. Vencedor é todo que vence a dor. Ele venceu a dele na cruz e declarou: ‘Eu venci’. E nós que nele cremos também vencemos. E nada aqui terá mais poder de nos deixar caídos no chão do desalento, ‘nem morte, nem vida, nem anjos, nem demônios, nem o que existe hoje, nem o que virá no futuro, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nada, em toda a criação, jamais poderá nos separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor’.  

Quando alguma notícia ruim chegar lembre que você já foi imunizado e sua cura está a caminho. Você não é mais um ser da Criação, você é um ser da Redenção.
Caleb Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário