quinta-feira, 24 de novembro de 2022

DAR GRAÇAS

 

DAR GRAÇAS

‘Em tudo dai graças’

Quando Jesus se reuniu com seus discípulos pela ultima vez celebrou com eles a ceia. Tomou o pão, deu graças, distribuiu entre todos e disse: ‘comam dele porque isso é o meu corpo’. A mesma coisa ele fez com o vinho. Dando graças, o distribuiu entre eles, repetindo: ‘bebam dele porque isso é o meu sangue’.

 

 Não eram meras palavras metafóricas. Horas depois ele estaria pendurado numa cruz, oferecendo seu corpo e seu sangue como substituição pelos pecadores. Na hora da ceia, sabendo o que iria lhe acontecer, mesmo assim ele deu graças. As circunstâncias que se apresentavam não eram boas. Havia um julgamento à sua espera, uma condenação e uma pena a ser cumprida. Mas deu graças mesmo assim.

 

Deu graças por seus amigos estarem com ele no momento mais decisivo pelo qual iria passar. Deu graças por comer pela ultima vez. Deu graças por tudo o que antes sinalizou o favor divino em sua história.  Deu graças por estar em paz com aquilo que decidiu que faria de sua vida. Deu graças porque sua alma não estava dividida entre o que ele resolveu e o que lhe aconteceu. Deu graças porque disse a Pilatos que ninguém seria capaz de tirar sua vida uma vez que ele mesmo a ofereceu como ato voluntário. Para dar graças não é necessário ter um sorriso no rosto. Basta aceitar que venha o que vier não se trata de teste nem de destino. Não tente explicar aquilo que você não entende. Confie naquele que te conduz pelo caminho. ‘Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará’.

 

A gratidão não é um segredo mágico que resolve tudo. Ela é uma consciência de que chegamos a este mundo vazios. E que vamos recebendo dádivas não solicitadas, umas mantidas e outras desfeitas. Umas retidas e a maior parte (tomara), doadas. Não são umas nem outras que definem quem somos. Você não é sua perda como você não é seu ganho. Você é feitura e obra-prima da mão de quem cria tudo com beleza e generosidade.  Você é alguém que ao longo dos anos vai deixando em outros um pouco de si, e, acredite, essa é a maior riqueza que alguém possa desejar. Seu legado não é o que saiu da sua carteira. Seu legado é quem você foi para quem um dia cruzou o seu caminho.

Caleb Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário