terça-feira, 7 de junho de 2011

PENSAMENTOS.

"A vida sem exame não é digna de ser vivida"   (Platão- 428-347 AC).

Examinar constantemente a si mesmo não é apenas saudável. È questão de sobrevivência.
 Da alma, do coração, dos sentimentos.
Porque centenas de pensamentos povoam nosso imaginário todos os dias. Alguns são construtivos e nos levam a empreender e modificar realidades da nossa própria vida.
Outros são manifestações daquelas regiões obscuras, que nos prejudicam a reflexão, originados do inconsciente tão povoado de lembranças reprimidas.
Às vezes tais pensamentos são automáticos : afluem sobre nós sem o menor controle e se instalam em nosso comportamento, afetando nossas decisões.
 Examinar o próprio pensamento, submetê-lo a critérios de verdade, desmistificá-lo, testar sua adequação ao momento, este é a grande tarefa que temos no cotidiano. Isso é necessário para que não sujeitemos, nem a nós nem aos outros, a reações inesperadas, palavras irrefletidas, reações emotivas contraditórias com nosso perfil.
O apóstolo Paulo certa vez escreveu uma importante recomendação acerca do exame e alteração do padrão dos nossos pensamentos: "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas"(Filipenses 4.8). Os pensamentos precisam ser cheios de verdade, de nobreza, de pureza, de excelência. Porque fatalmente nossas reações são diretamente vinculadas àquilo que pensamos.
 Jesus mesmo afirmou : "Porque a boca fala do que está cheio o coração"(Lucas 6.45).
 Para melhorar o padrão dos nossos pensamentos, e, conseqüentemente, melhorar nossos relacionamentos com as pessoas, é preciso que, com freqüência, avaliemos o que estamos sentindo, pensando, imaginando. E se for o caso, questionar, rejeitar e chamar à correção aqueles pensamentos que não constroem nada.
 Antes de melhorar nosso comportamento, precisamos modificar nossos pensamentos.
 Que tal começar a fazer isso ainda hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário