terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Assuma seu posto!

A historia biblica de Jonas, o profeta, é um tanto semelhante à postura de Schettino, do Costa Concórdia, em pelo menos um ponto:  ambos fugiram da responsabilidade que lhes competia. Jonas fugiu de um mandato divino para anunciar a palavra de Deus aos ninivitas, embarcando em outro navio para a cidade de Tarsis. No meio da viagem, uma violenta tempestade se levanta e quase afunda a embarcação. Jonas, que está dormindo no porão do navio, se levanta e assume que é por sua culpa que tudo aquilo acontecia. Então ele pede para que os marinheiros o joguem ao mar. E então é engoligo por um grande peixe e tres dias depois é vomitado por este na praia de Ninive, para cumprir o que tinha sido ordenado.

A postura de Jonas demonstra que ele assumiu seu posto de liderança numa hora crucial - vidas estavam em risco no mar. E todas as vezes que entendemos que fomos nós quem convidamos outras pessoas a entrar no barco da nossa vida, e que, por isso, elas são nossa responsabilidade, temos que assumi-la, sob o risco de colocarmos estas vidas preciosas em perigo. 

No Costa Concordia, o desespero geral tomou conta quando todos perceberam que já não havia mais ninguém no comando – Schettino havia fugido. E isso o distingue do comandante americano Chesley Sullenberger, do voo 1549, da US Airways, que conseguiu fazer um pouso forçado nas águas geladas do rio Hudson, em Nova York, em janeiro de 2009. Ele só deixou o avião, que flutuava, depois de um pouso espetacular na água, após se certificar de que todos os passageiros haviam sido resgatados. Não houve uma vítima sequer. E, por isso, foi considerado um herói. E Schettino, um covarde. O que diferencia um líder de um covarde não é a presença ou ausência de medo – mas a postura de permanecer no comando, aconteça o que acontecer.


Sua familia reconhece que é você quem está no comando nas horas difíceis? Voce continua mantendo a harmonia ,  a tranquilidade e a confiança em Deus, ou é o primeiro a entrar em pânico?  Quando sua esposa carece de proteção emocional voce a fornece? Quando seus filhos estão em risco voce entra em ação para orienta-los e conduzi-los para além da tempestade? Ou tem agido covardemente, abandonando seu barco, sua familia?

Agatocles(316 – 289 AC), rei de Siracusa, ao desembarcar durante uma expedição marítima contra Cartago, mandou queimar todos os navios e marchou contra a cidade, cujos habitantes derrotou. Fez isso para anular, para si e seus comandados, qualquer possibilidade de fuga e retrocesso. Sem os navios, seria impossível recuar.



Queimar os navios significa ir em frente sem pensar na possibilidade de recuar ou desistir. Que em sua vida você cultive a mesma determinação: queime seus navios depois de desembarcar, para que nunca ocorra de você ser tentado a abandonar aqueles que esperam sua voz de comando, sua inspiração, seu exemplo, e que são motivados por sua confiança em Deus.











É bom recordar o gesto do Comandante americano Chesley Sullenberger, do voo 1549, da US Airways, que conseguiu fazer um pouso forçado nas águas geladas do rio Hudson, em Nova York, em janeiro de 2009. Ele só deixou o avião, que flutuava, depois de um pouso espetacular na água, após se certificar de que todos os passageiros haviam sido resgatados. Não houve uma vítima sequer. E, por isso, foi considerado um herói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário