quarta-feira, 7 de novembro de 2012

MARTA, MARIA E SUAS DIFERENÇAS.

              



                   "Marta os interrompeu: Mestre, o Senhor não se incomoda em saber que minha irmã deixou todo o trabalho da cozinha para mim? Mande-a me ajudar" -   Lucas 10:40.

                       Marta faz parte do grupo daquelas pessoas que tem um funcionamento mais voltada para a execução de projetos. Ela gosta de conjugar o verbo 'fazer'. Por isso continua lavando a louça mesmo com Jesus presente na sua casa tendo sido convidado por ela. 

                      Maria, a irmã, tem um funcionamento mais voltada para pessoas. Ela foca nos relacionamentos e é capaz de deixar tudo para depois só para dar atenção à alguém  Marta se irrita porque a irmã fica conversando com Jesus enquanto ela lava a louça. Dá uma bronca até em Jesus. A grande heroína da historia é Maria e a vilã, Marta, certo? Errado. 

                   Porque Jesus não desvaloriza o trabalho de Marta - ele apenas a orienta para não sacrificar pessoas no seu afã de deixar as coisas todas certinhas e bem organizadas. Maria permanece ouvindo Jesus e assim descansa um pouco das cobranças continuas que com certeza deveria ouvir da irmã. Os conflitos naquele lar eram frequentes e o sinal mais evidente é a 'explosão' de Marta na frente de Jesus. 

                Não é comum alguém descarregar sua raiva na frente de uma visita importante. Marta estava exausta por conta da agenda que ela própria montara para sua vida. Não era culpa de Maria, era sua escolha viver assim. É uma questão de funcionamento e adaptação. 

             Temos um funcionamento que pode ser voltado para empreendedorismo ou para relacionamentos. Os que fazem parte do primeiro grupo reclamam das suas dificuldades com pessoas. O segundo grupo se queixa da falta de organização e de mais êxito nas suas realizações. 

                Jesus ao visitar as duas irmãs elabora um meio para atingir tanto uma necessidade quanto outra. Tempos depois, quem vai primeiro ao tumulo de Jesus no dia da ressurreição, alta madrugada, carregada de especiarias previamente compradas e preparadas, é Maria e não Marta.

                E numa outra ocasião, depois de Jesus ter ressuscitado Lazaro da morte, ele comparece de novo aquela casa dos três irmãos e Marta se contenta em servir a mesa. Ela já não reclama, não explode, apenas serve com amor.

                       Nossas diferenças de funcionamento não são, em si, problemas de caráter  são apenas diferenças. A presença de Jesus, no entanto, sempre pode nos fazer ajustar algumas imperfeições, para que, sejamos mais eficientes e, ao mesmo tempo, mais amorosos uns com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário