quinta-feira, 12 de maio de 2016

Comer e viver.






‘Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa’. 1 Reis 19:7
Elias no caminho da fuga recebe a ordem para comer. O motivo é simples: falta ainda muito para ele viver na sua longa jornada. Para ir até o fim ele precisava cuidar-se. Seu corpo era tão fundamental quanto sua alma. Mesmo sendo um profeta o anjo que lhe traz a comida não considera que lhe basta somente o espírito. O corpo é o invólucro que guarnece o seu bem mais precioso. E comer é o que o mantém funcionando. 

Dizia o poeta que ‘na idade em que estou aparecem os tiques, as manias’. E com estes parece que a fome também aumenta. Luto para comer menos, para manter o peso ideal, foco nas atividades físicas. Mas a fome parece que é mais intensa á medida em que envelheço. Me recordo da minha juventude quando nem tempo arrumava para comer. Alimentação era desnecessária, o tempo era o bem mais valioso e parar para fazer uma refeição decente era inconcebível. 

Comia de tudo, comia na rua, nos antigos hamburgueiros da cidade, aqueles lanches recheados de bacon cujo aroma você podia sentir a quarteirões de distância. Amava as pizzas, a coca-cola, os doces, mas tudo era engolido sem saborear nada. Tinha a impressão que meu estômago nem absorvia  coisa alguma porque o cérebro estava focado não no comer, mas no aproveitar cada segundo, cada minuto. Hoje a vida já não é mais tão corrida como antes e eu sou lembrado o tempo todo para cuidar da saúde porque é o único bem que me permite fazer todo o resto. 

Sem ela não há projeto, nem sonhos, nem sabor. Hoje como menos mas com gosto. Voltei ao prazer do arroz com feijão sempre com farinha de milho. Como feijão até de noite, coisa que nunca tinha feito antes. E durmo bem mesmo assim. Amo as bananas e delas me sacio o dia todo, ás vezes até mais de duas por dia. Estou em viagem, como Elias. O caminho é longo, como o dele. 

Mas eu não faço mais aquelas loucuras da juventude, o ato de comer o tempo e deixar o corpo pagar a conta depois. Meu corpo tem tanto valor quanto minha alma. Nele habita o Santo Espírito. E toda vez que ele pede comida, eu o sirvo com prazer. Aprendi com Salomão esta máxima: ‘Descobri que o melhor é ir tocando a vida, divertir-se e aproveitar ao máximo. Em resumo: comer e beber do bom e do melhor e tirar o que puder do próprio trabalho. Esse é o presente de Deus’. Eclesiastes 3:13.

Agradeço a Deus pelo prazer de comer.
Caleb Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário