terça-feira, 24 de maio de 2016

Uma pequena história de superação.





No livro bíblico de 1 Crônicas eu encontrei um personagem de nome Efraim.
Descobri que seu nome significa ‘prosperidade’.
Este homem teve dois filhos aos quais deu o nome de: Ezer (meu tesouro) e Eleade( Deus é minha testemunha). 

Tudo lhe corria bem na vida em todos os sentidos, até que uma tragédia iria mudar radicalmente seu coração e sua percepção da história.
Seus dois filhos são atacados numa tentativa de assalto, quando homens de Gate tentam roubar seus rebanhos. Na luta ambos são mortos no mesmo dia.

Efraim, o próspero, está desolado. Chora por muitos dias e mesmo com a presença de seus parentes que tentam consolar, nada muda no seu coração. Ele se entrega á dor e amargura.

Mas em toda história de sofrimento há Deus. E em breve as coisas começarão a mudar mesmo sem nenhuma reação positiva de Efraim. Ele se deita com sua esposa e ela engravida de mais um filho.

Motivo de festa. Tempo de renovo. Hora de jubilo. Fim da tristeza. Certo?
Não.
O homem prospero continua desolado e olhando para o retrovisor da sua vida.
Ao nascer-lhe o filho ele mesmo o batiza com um nome nada agradável: Berias. 

E faz questão de explicar a razão deste nome: ‘porque tinha acontecido uma desgraça em sua família’. O nome Berias quer dizer ‘desgraça’.

Dá para imaginar uma criança, que não tem culpa alguma do que aconteceu com seu pai, receber tal nome de ‘desgraça’? Imagine-a na escola sofrendo bullying apenas por seu nome. Olhe um pouco mais á frente, sua juventude, sua fase adulta. O que será desta criança que carrega na cédula de identidade e no seu coração uma carga negativa de desgraças? O que será de um desgraçado ao longo da sua história?

O tempo passa... Mas passa com a ação de Deus.
Berias conhece uma linda moça e se casa. Nasce o seu primeiro filho e ele lhe dá o nome de ‘Rafá’. Este nome hebraico significa ‘cura’. Deus esteve agindo o tempo todo neste rapaz, o ‘desgraçado’, a despeito da sua herança familiar. Ele se sente curado do seu passado e chama seu filho de ‘cura’, testemunhando o que Deus lhe fez.

Daí para a frente seus netos irão receber nomes significativos: Ladã( por as coisas em ordem), Resefe( recomeço) e Num( futuro).
E  bem lá na frente há um descendente que se chama Josué ( o Senhor salva ).

Eu não conheço a sua historia. Mas pode ser que tenha recebido uma série de palavras ao longo da vida que depunham contra sua possibilidade de ser feliz; que acusavam você de não conseguir ser alguém abençoado; que prometiam que você seria uma desgraça.

Mas eu o convido a esperar a ação de Deus. Ele atua na Historia. È só uma questão de tempo para ele reverter tudo que foi ruim em algo da maior excelência. Confie nele, mas também, faça uma coisa você mesmo.

Não deixe, como Berias, que aquilo que disseram seja seu destino.
Lembre que o desgraçado não viveu uma vida sem graça e sem sonhos.

Ele fez questão de honrar seu primeiro filho com o nome de ‘cura’. E assim ele quebrou toda esta influencia nociva da amargura incurada de seu pai. 

Faça o mesmo por você. E acredite que em pouco tempo você e sua descendência serão bem aventurados porque acreditaram mais nas palavras de Deus do que nas palavras repletas de feridas de pessoas.
Caleb Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário