domingo, 10 de julho de 2016

O 'mi-mi-mi' dos desigrejados.




‘Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia’. Hebreus 10:25.


Eu confesso que ando cansado com o povinho que usa este termo como se tivesse descoberto algo melhor do que a igreja de Jesus no mundo. Ora falam que igreja é gente, ora que igreja não é instituição, que igreja não é lugar, que igreja não deve ter isso, ou aquilo. 


Estou cansado disso porque até agora eu não vi nada, nenhuma proposta diferente daquela que Paulo menciona em suas cartas. Mesmo os tais desigrejados, que se orgulham de dizer que o são, frequentam reuniões onde só muda o formato das coisas, mesmo porque, se deixar a essência deixa de ser povo de Deus. Não importa o formato e ele não é santo. 


E uma mudança de formato não significa uma mudança de paradigma, apenas mais um modismo dentre tantos que já varreram a igreja do Senhor ao longo de todo o tempo que ela existe no mundo. Para mim esse negócio de ‘desigrejado’ cheira arroto de intelectual de baixo nível – não tem o que dizer, não tem o que acrescentar, não tem o que colaborar, então apenas critica e vilipendia aquilo que o próprio Senhor criou como povo que o divulga neste mundo e anuncia a salvação em Cristo. 


Em vez de ficar reinventando a roda seria melhor que esta turminha tivesse um pouco mais de humildade cristã e entendesse de uma vez por todas que a igreja sempre será pecadora-salva neste mundo. Recomendo que se leia a Primeira Carta de Paulo aos Coríntios. Ali ele chama os irmãos de ‘santos’ e, no entanto, no meio deles abundavam divisões internas, imoralidade sexual, fraude nos negócios, orgulho e vaidade espirituais, debates inúteis sobre o que podia ou não podia e assim por diante. 


Mesmo assim nenhum deles saiu daquela igreja complicada. Ali permaneceram na mesma unidade que o Espirito Santo criou entre eles, apesar de tamanha diversidade de todo tipo. Deus não chamou um povo perfeito para a salvação – Ele escolheu e elegeu gente complicada como eu e você, nos convidando á fé e ao arrependimento da Graça em Jesus. 


Ah, você sofreu na Igreja? Eu também já, muitas vezes. Você se escandalizou com alguém da Igreja? Eu também já. Você percebeu discriminação, preconceito, ira, falta de perdão e outras coisas indignas no seio do rebanho? Eu, como pastor, muito mais.


 Mas aprendi uma coisa: se Deus não desistiu da Igreja e a ama; se ela é a noiva do Cordeiro que está sendo preparada para as bodas, então eu prefiro continuar nela. Porque, afinal de contas, é para essa igreja, que está dia a dia sendo santificada pelo Espirito, que Jesus virá . E eu nem quero pensar em estar fora dela quando ele mandar a trombeta soar.

Caleb Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário