terça-feira, 3 de abril de 2012

PÁSCOA.

         
                    Todos dizem que na época da Páscoa é momento de lembrar da morte de Jesus e da sua posterior ressurreição. Alguns menos avisados mesclam o paganismo cultural com os fatos do cristianismo e associam o ovo com o renascimento da vida, o ressurgimento de coisas que se julgava perdidas.        

                      Mesmo entre os cristãos a Páscoa pode ficar no nível da mera liturgia. A celebração de um culto que recorde os últimos eventos da vida do Salvador e sua volta corporal à vida depois de três dias. E entre ovos de chocolate, coelhos e outros símbolos, a pessoa de Jesus se torna apenas uma referência de superação: da morte, da desilusão, da tristeza. 

                 Para mim, celebrar a Páscoa não é nada de extraordinário e especial. Talvez porque eu tenho aprendido que, para Deus, todos os dias são iguais e que viver com Ele não é uma questão de marcar datas comemorativas e cultos especiais em dias santos. 

                         Jesus disse, depois da sua ressurreição e antes da volta ao Pai na eternidade, que enviaria o Espirito Santo, sua presença e atuação, para estar para sempre conosco, todos os dias, até a consumação de todas as coisas. Assim, ele sempre está presente todos os dias da minha vida, desde quando eu acordo e durmo, de segunda a segunda. 

                         Dificilmente eu marco um dia especial para agradecer pela sua ressurreição porque, para mim, ele está vivo e presente de maneira tão real, que fica meio sem sentido agradecer por uma pessoa ressuscitar se voce a sente e vive com ela todo dia. Seria como agradecer a meu filho por ele estar vivo e fazer uma festa só por este motivo. Ora, eu comemoro meu filho todos os dias, vivo com ele em todas as horas, durmo e acordo na sua companhia. 

                              Jesus para mim ressuscitou cerca de dois mil anos atrás e, desde então, continua vivo e presente na historia e no mundo. Ele não ressuscita a cada páscoa nem morre a cada sexta-feira santa. Ele tem sido meu amigo e confidente, meu Senhor e mentor, a quem eu sirvo por causa do chamado que Ele me fez desde quando eu tinha cerca de 21 anos. 

                            Desde então, nao se passa um só dia em que eu não fale com Ele, não o sinta nas minhas emoções, não o perceba nos acontecimentos bons e tristes, e não seja renovado diariamente para ama-lo de forma mais madura. Tudo bem se você comemora a Páscoa com celebrações especificas, nada contra.

                       Eu só acho que Jesus é uma pessoa tão real e viva que não tem sentido ficar uma sexta-feira sem comer carne vermelha e em silencio porque 'ele morreu neste dia'. Ele está vivo, para que chorar e deixar de fazer churrasco?

                      Viva na certeza de que ele realmente está presente na sua vida, todos os dias do ano, atuando em cada questão, da mais prazerosa ao momento mais difícil. 

                    O importante da Páscoa não é a data - é a boa noticia de que Jesus continua vivo e disposto a dirigir a vida de todo aquele que descobrir que ele não é uma lenda, nem um simbolo, mas o Filho de Deus que vem nos trazer um modo melhor e mais saudável de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário