segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

AUTOSSABOTAGEM.


                    


                          O músico e compositor Chico César tem uma música que diz:
                          'Deus me proteja de mim e da maldade de gente boa, da bondade da pessoa ruim, Deus me governe e guarde, ilumine e zele assim'.
                         Ele começa a música pedindo para não ser enganado.
                        Mas o seu medo começa com ele mesmo.
                       Ele teme se sabotar, enganar a si próprio e, como é muito comum, culpar outros por seus fracassos.
                     A autossabotagem é a pratica de nos iludirmos com raciocínios não verdadeiros, criados com base em sensações afetadas por acontecimentos e por uma tendência em ler situações de maneira defensiva e não criativa. Quando atuamos sobre a vida com um tom de defesa em geral somos tomados pela vitimização, o que nos conduz á autocomiseração e ausência de um planejamento intencional para mudarmos nosso comportamento.
                       Viver de forma criativa significa sempre abordar os eventos com a perspectiva de um novo dia: tudo começa novamente, com amplas chances de reverter o que não é bom. A criatividade não apenas desperta nosso desejo de viver com mais alegria como oferece uma visão diferente sobre o mesmo cenário que nos preocupa.
                        È por causa da autossabotagem que, segundo Chico César, gente má se mostra boa. No caldo das ilusões e encenações vamos reproduzindo mentiras, que de tão repetidas, acabamos acreditando nelas e todos fazem o mesmo. O ministro da propaganda de Adolf Hitler costumava dizer que 'é fácil fazer as pessoas acreditarem que uma coisa é verdadeira e certa mesmo que seja mentirosa - basta repeti-la indefinidamente'.
                     Sabendo que somos propensos a praticar a autossabotagem é necessário contarmos com a ajuda de Deus para que abracemos a verdade, sem nos deixarmos guiar por motivos questionáveis para representar o que não somos: insegurança relacional, medo da rejeição, desejo de aceitação. Salomão nos aconselha escutarmos mais a voz de Deus todos os dias para que nossa consciência não acabe nos enganando e nos levando a resultados ruins.
                     Ele diz: 'Ouça a voz do Eterno em tudo o que você fizer, aonde for. Ele manterá você no melhor caminho. Não pense que você sabe tudo. Corra para o Eterno! Fuja do mal! Seu corpo irradiará saúde, seus ossos irão vibrar de tanta vida!'  Provérbios 3.6-8.
                     Que a nossa oração seja esta: 'Deus, me proteja de mim'. E que planejemos estar com Deus para ouvi-lo, para que nossa mente adquira a capacidade de distinguir quando está sendo enganada, às vezes por nós mesmos.
http://youtu.be/2L6LUgtUG-c

Nenhum comentário:

Postar um comentário