quinta-feira, 22 de maio de 2014

Trabalho sujo.



      Li na matéria do Estado de S.Paulo do domingo, 18 de Maio de 2014, de que na Índia ainda existem 1,3 milhão de catadores de excrementos, responsaveis por limpar as fezes de 15 milhões de pessoas. 

Na matéria eles entrevistam uma senhora chamada Sudhira de 60 anos, que desde os 13 anos faz este trabalho sujo. Na Ìndia os catadores de excremento pertencem à chamada 'casta de intocáveis', os antigos 'imundos' do Velho Testamento diante dos quais todo mundo tinha que se desviar quando passasse por perto.

 Vivendo em condições degradantes, ganhando por dia menos de um dólar, tais pessoas nascem e morrem nesta humilhante condição, numa casta que segundo a religião do país não se move para cima. Alheios à mensagem libertadora do Evangelho de Cristo, prosseguem não apenas fazendo o trabalho sujo, mas sendo desprezados, repugnados e intocados por outras pessoas. 

Eu só não entendi se eles são intocáveis por fazer o trabalho sujo, ou se fazem o trabalho sujo por serem intocáveis. Na primeira hipótese é a tarefa de lidar com os dejetos do organismo que os impedem de terem companhias, amizades, de serem bem vistos e respeitados por seus pares. 

Mas se for o caso da segunda hipótese é pior ainda. Por serem daquela casta de intocáveis a unica coisa que são autorizados a fazer é coletar fezes, nada mais. A eles foi destinada a pior parte da escala social. Eles são como aqueles peixes que, no fundo do aquário, fazem o trabalho de limpar a água, comendo toda sujeira que outros peixes produzem. 

Há muita gente intocável, mesmo fora da Ìndia. Eles estão sujos pelos dejetos do seu pecado e de outros. Eles não cheiram bem pelo fato de que o tempo todo carregam o lixo moral das pessoas que lhes pedem socorro. Os intocáveis são mal vistos porque são confundidos como se fossem condescendentes, amassem o que não é puro, mexem em áreas que ninguem tem coragem de por a mão. 

Enquanto muitos engravatados se afastam da verdadeira humanidade à sua volta, os catadores da impureza limpam o ambiente para tornar a vida das pessoas menos poluida e insuportável. Mas pagam um alto preço por isso. Muitos confundem o que eles fazem com aquilo que eles coletam. Jogam na mesma vala comum a impureza que tocam com a vida que eles têm. 

Se você é um destes, não se desanime, porque Jesus fez exatamente a mesma coisa. Ele foi chamado de sujo pelos fariseus, amigo de pecadores, alguem que se misturava á sujeira humana. Mas voce sabe bem o que ele fez com tudo isso - carregou até a cruz nossos pecados para nos limpar e nos perdoar. 

Os seguidores de Jesus tambem fazem este trabalho sujo - lidar com o pecado alheio com discrição e misericordia, procurando ajudar a quem sofre para ficar limpo, livre e cheio de vida novamente. E no fim das contas, são os intocáveis aqueles que Deus mais toca e abençoa neste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário