terça-feira, 28 de junho de 2016

QUE DAREI AO SENHOR?





‘Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes...’ Mateus 2:11.
Os magos do Oriente, seguindo a estrela, encontram o Salvador e lhe dão presentes.
Viajam longa distância, dedicam-lhe seu tempo, seus produtos e lucro, sua adoração.

O que me choca é saber que magos fizeram isso e não fiéis.
O que me choca é descobrir que magos ofertaram e não o povo eleito.
O que me choca é perceber que eles vêm para dar, oferecer, doar.
O que me choca é detectar que possuem coração adorador.

Eu me ponho a examinar o que tenho dado a meu Salvador nos últimos tempos. Não. Não estou me referindo ao único critério contemporâneo de ‘oferta’. Não estou falando de dinheiro, de contribuição, de manutenção da obra. Tem gente que nem chega a isso.

Estou falando de algo que a Ele agrada. Porque nem com o ouro Jesus ficou. Se assim fosse seus pais lhe comprariam algo de valor permanente. Mas eu entendo que dar algo a Jesus é ir além da compreensão de mercado.

Oferecer a Ele meu coração integral não dividido, o interesse de amar os que são excluídos, o tempo que possa doar a um coração que chora, o não me esconder do meu semelhante, o chorar com o que chora e o alegrar com quem se alegra. O lembrar do que Ele falou: ‘Toda vez que vocês fizeram isso a um dos meus pequeninos, a Mim o fizeram’.

Confesso que faz tempo que não dou nada a Jesus. Ou se dou, é pouco. Tenho consciência de que as minhas orações tem se tornado pragmáticas demais, utilitárias demais, terrenas em demasia, interesseiras ao extremo. Me vejo com criança mimada ás vezes, pedindo só o pão e me esquecendo do Reino. Comendo migalhas daquilo que o ladrão rouba, a ferrugem corrói e as traças devoram , enquanto surdo, não escuto a voz do coração que me chama para a quietude contemplativa.

Afinal que amor é este que eu digo possuir por Ele que pouco lhe dá, pouco lhe oferece? Que pouco o ouve, que pouco o contempla, que pouco o admira? Preciso me converter de novo e não porque tenha algum medo punitivo, nem em razão de estar sofrendo alguma dor. 

Nem por acreditar neste evangelismo ‘toma-lá-dá-cá’ que lota os templos de pessoas ensimesmadas e cheias de ego.
Preciso me converter de mim mesmo para Ele. Eu acho que este é o primeiro passo para, enfim, começar a dar algo de mim para o Salvador que tanto me ama.
Caleb Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário