quarta-feira, 25 de abril de 2018

Entre o sonho e a fantasia.



Todo mundo tem um sonho. Mas nem todo mundo consegue realiza-lo.

Eu acho que uma das razões disso é que confundimos Sonho com Fantasia. A frase eternizada por Luther King, ‘I have a dream’ é usada de maneira tão frequente quanto inapropriada.

Ele tinha um sonho que, apesar das grandes barreiras, era plenamente viável, tangível, factual.  

Porque encarnou o sonho de seus irmãos que também estavam historicamente cansados de aceitar passivamente a restrição civil por sua condição de pele.

King foi um catalizador dos sonhos de uma geração inteira. Dito desta forma, ele não tinha um sonho individualista; ele sonhava em bloco, em conjunto, de forma mensurável e perfeitamente concreta.

King também era capaz de mobilizar incontáveis setores da sociedade que igualmente clamavam pelos direitos de inclusão. Não era só o povo da sua igreja que sonhava com ele. 

Era a nação toda. E quando você se junta a centenas e milhares que desejam a mesma coisa é só uma questão de tempo para o sonho virar fato.

Estes três fatores de um sonho: coletividade, mensurabilidade e apoio são, acredito eu, fundamentais e sem eles o que se tem não é sonho e sim fantasia.

Muitos de nós dizemos ter um sonho, quando na verdade o que existe em nossa mente é pura fantasia.

Se aquilo que desejamos não mobiliza a mais ninguém, isso está mais para um surto de narcisismo do que para sonho. Se aquilo que queremos não representa um benefício para além de nós, mas somente um desejo de ser alguém no mundo e obter aplausos, isso é fantasia. Se nossa aspiração interna é movida pela não aceitação de quem nós somos, precisamos de um terapeuta urgente.

Eu acho até arriscado dizer para as pessoas que corram atrás de seus sonhos sem saber ao certo o que se passa na cabeça delas. Sonhar é bom, desde que o sonho conecte você ao mundo real sempre.

 Se, ao contrário, o que você pretende é motivado por sua tristeza, por seu descontentamento, por uma crise circunstancial, o que você precisa não é de uma consultoria e sim de um consultório.

No mais, bons sonhos para você, que não seja fantasia aquilo que você acredita desejar. 

O melhor dos sonhos está mesmo na Padaria.
Caleb Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário