sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

COMO VOCÊ ESTÁ LENDO A SUA HISTÓRIA?



“José respondeu a seus irmãos: ‘Não tenham medo de mim. Por acaso sou Deus para castiga-los? Vocês pretendiam me fazer o mal, mas Deus planejou tudo para o bem. Colocou-me neste cargo para que eu pudesse salvar a vida de muitos. Não tenham medo. Continuarei a cuidar de vocês e de seus filhos’. Desse modo, ele os tranquilizou ao trata-los com bondade”.

Leia o texto acima, pelo menos duas vezes. Observe que existe na fala de José para com seus irmãos a frase ‘para que’. Ele diz que Deus o colocou no cargo de governador do Egito ‘para que’ ele pudesse cuidar de seus irmãos.

A história de José não começa bem. Ele é o filho preferido de seu pai que o trata com distinção na relação com os outros irmãos. Isso vai criando na constelação familiar um sentimento de rejeição dos irmãos e mesmo ódio contra o filho mais novo. Alerta para todos que são pais de mais de uma criança.

O futuro de José tinha tudo para se tornar sombrio e ruim. Ameaçado de morte e depois vendido como escravo à uma terra estranha e desconhecida. Como muitos, infelizmente, ele seria tentado a se vingar do passado e dos que lhe prejudicaram. Mas a história de José tem um ingrediente principal que é Deus nessa família desde muitas gerações anteriores.

E José percebe que em tudo o que acontece não predomina a maldade dos atos dos irmãos, mas a bondade de alguém que ele sabe caminhar ao seu lado desde sempre. Deus se faz presente na vida de José, na vida dos irmãos de José, do pai e da mãe. E isso garante que o desdobramento de toda história familiar seja marcado pela redenção, pela transformação de todo mal em benção.

José lê sua história a partir da nuvem de Deus que o acompanha do nascimento á morte. Ele é capaz de, após anos em plena prosperidade,  não ameaçar seu passado com castigo. Não entende que agora tem oportunidade de vingança emocional. Diz aos irmãos: ‘Não tenham medo de mim, eu cuidarei de vocês’. 

 Pelo medo se controla muita coisa. Jose abdica do poder que possui para maltratar. Ele usa o poder para agir com bondade e leva seus irmãos e o pai para morarem numa terra fértil e abençoada.
Todo núcleo familiar tem seus problemas. A gênese de uma família é marcada por alternância de mal e bem. Nem sempre tivemos a família que desejamos. Mas é a família que nos foi dada por Deus. 

Isso pode nos ensinar a ler nossa história de uma forma diferente. Ninguém nasceu por engano num lar funcional ou disfuncional. Ninguém nasceu num país errado, numa cidade que não devia, com os pais que tem e os irmãos que possui.

Nossa realidade tal como é se torna a matéria prima para os grandes eventos de transformação divina. Eu leio a Bíblia e não encontro nela nenhuma família exatamente adequada, ajustada, sintonizada, saudável. Todas as famílias têm a marca da cisão do que deveria ser e não é. Todas em necessidade de tratamento e melhoria. Todas aptas, portanto, á manifestação da Graça de Deus que é a mão estendida ao miserável caído e inapto.

É preciso ler a sua história a partir da fala de José. Existe um ‘para que’ na sua biografia. Isso pode ajudar a uma decisão de trocar os infinitos ‘por que’ que carregamos ao longo da jornada. Não há muita resposta nesse tipo de pergunta. Saber o ‘por que’ nos conduz a questionar, a queixar, a duvidar da bondade, a perder a esperança. Se você souber o ‘por que’ pode ficar muito satisfeito. E se não ficar?

José troca essa pergunta usando ‘para que’. Para que indica finalidade, objetivo, direção, esperança. Se eu leio minha história com um ‘para que’ eu consigo ver que minha história é maior do que eu. Ela aponta para o infinito, para o céu, para o milagre, para a inserção do bem em todo o mal. Lendo a partir de um ‘para que’ eu me torno capaz de cuidar, perdoar, auxiliar. Não enxergo mais inimigos, mas pessoas doentes que se perderam em meio a suas mentes repletas de ódio e ausência de perspectiva.

Passo a entender que não sou a vítima da História, mas o terapeuta de pessoas. Porque se Deus me tirou daquele ambiente que causou feridas e eu sobrevivi a todas elas com um coração que hoje está mais permeado pela gratidão do que pela dor, isso quer dizer que ele me escolheu para, com ele, levar a sua bondade ao coração de todos esses que um dia estiveram na contramão do que deveriam ser e fazer. 

Eu entendo que hoje é o tempo de cuidar e de escrever uma nova história com final realmente feliz.
Caleb Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário