quarta-feira, 6 de abril de 2022

DE

 ‘Eu, Paulo, apostolo de Cristo Jesus’ (Carta aos Efésios)

Embora a declaração seja feita na primeira pessoa existe clareza que este ‘Eu’ não sobrepuja o ‘Tu’. Paulo é um apostolo, aquele que foi chamado para proclamação. O que ele diz não é inspirado nele e em suas construções mentais.

 

O ‘Tu’ o separou para o que ele realiza. Mas não é um contrato de prestação de serviços. Paulo pertence a esse ‘Tu’. Ele confirma isso ao usar o genitivo ‘de Cristo’. A relevância não se encontra no Eu, mas no pertencimento ao ‘Tu’.

 

 A logoterapia busca a construção de um sentido para cada evento. O acontecimento não é um destino soberano, ele é um significa a ser encontrado, uma espécie de propósito. Os que vivem a realidade do Eu sem o Tu encontram em seus espelhos a origem, o destino, a hermenêutica.

 

Os que se localizam a partir do encontro do Eu com o Tu não se acham batendo em portas variadas ou á procura do pote de ouro no fim do arco-íris. Confessam sem demagogia: ‘Eu sou de’. Não mais vivem como eixo, é a água que gira suas rodas.

Caleb Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário