quinta-feira, 19 de junho de 2014
Eu não sei orar, mesmo assim eu oro.
'Não sabemos como orar, mas o proprio Espirito intercede por nós com gemidos inexprimíveis'- Romanos 8.26.
Um dos primeiros pedidos dos discípulos de Jesus foi: 'Senhor, ensina-nos a orar'. Embutida nesta petição estava envolvida não só o uso da palavra adequada, da forma correta, mas principalmente da maneira como se aproximar de Deus.
Oramos, afinal, dentro da perspectiva que dele temos, de como fomos ensinados a vê-lo, a crer nele, a confessa-lo. Nossa compreensão sobre Deus norteia o tempo todo o conteúdo e a abordagem de como vamos nos expressar a Ele.
Nossa dificuldade é que conhecemos pouco de Deus, a não ser aquilo que dele se registra nas Escrituras. Embora tal conteúdo seja extenso, vasto e profundo, até mesmo compreender o que sobre ele escreveram os autores passa pela dificuldade hermenêutica, porque conforme foi a nossa formação espiritual assim será a ideia que fazemos sobre o nosso Criador.
Se você um dia tiver tempo e desejo, faça uma pesquisa e pergunte a diferentes lideres cristãos, de pastores a padres, de uma vertente histórica, a uma linha pentecostal e neo-pentecostal, quem é Deus segundo a leitura que eles fazem da Bíblia.
Tenho certeza de que você vai ficar mais confuso do que esclarecido.
Porque a dificuldade não está com os interpretes e sim no fato de que Deus é muito maior e mais misterioso do que o que dele foi escrito.
Ele não está contido nas paginas da Bíblia, nem restrito a ela - sua imensidão, se é que posso usar a metáfora, é como o oceano - desconhecido, profundo, insondável.
Mas mesmo assim presente, real, e inequivocamente interessado em nos amar.
Por isso é que eu aprendi que orar não pode partir da incerteza que eu tenho sobre quem é Deus.
Orar tem que partir da convicção que adquiri de que ele me ama e deseja acima de tudo a verdade.
Então eu aprendi a contar tudo para Deus.
Tudo mesmo.
Tem pessoas que não sabem nada do que eu falei com ele e jamais saberão, porque se souberem, com certeza, ficarão espantados com aquilo que se passa dentro de mim.
Mas em Deus eu encontrei o confessor, o amigo real, aquele que me escuta e me mostra com circunstancias as respostas, o caminho e o que ele está preparando para minha vida.
Convido você a orar a Deus.
Mesmo que nunca tenha feito isso, e não saiba orar.
Não saber é exatamente a condição para aprender.
Descubra como é bom orar, e como aquele que te ouve jamais revelará segredo algum a ninguém mais.
È por isso que o apostolo Tiago diz que ' devemos orar para sermos curados'.
Cada dia mais eu acredito nesta cura da oração.
E nunca orei tanto na minha vida como agora.
Experimente.
Você também vai descobrir nele o extraordinário poder da escuta amorosa, que reverte em atos de bondade e que traz ao coração a serenidade desejada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário