segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PORQUE EU NÃO COMEMORO O HALLOWEEN.


                            
                              Se você achou que eu ia dizer que não comemoro porque a festa contém elementos do ocultismo, se enganou.  Se imaginou que eu ia combate-la por não ter nada a ver com a cultura brasileira, já que se trata de mais um enlatado norte-americano, também se equivocou. Achou  que eu ia dizer que não comemoro porque sou herdeiro da Reforma Protestante,  cuja data cai no mesmo dia? Também  não é por isso.

                           Eu não comemoro Halloween porque estou cansado de comemorar coisas irrelevantes  ou datas que não dizem nada a respeito da vida cotidiana e das necessidades humanas. Não acredito em bruxas, você já deve ter percebido. Não sei porque dedicar um dia a algo inexistente. É como criar o dia do extraterrestre. Nada contra se você crê neste negócio. Cada um com seus valores.

                            Gosto de festas, mas daquelas que tem algum sentido real: o aniversario de uma pessoa querida; o casamento de um amigo; os 15 anos de uma filha ; a formatura da faculdade;  o Natal; a Páscoa; a entrada de um novo ano. Esses são acontecimentos que merecem o riso, a alegria, a celebração. Pessoas estão felizes e querem dividir isso com seus queridos.

                            Mas fazer festa para uma bruxa, um santo, um personagem que viveu há vários séculos, alguém que eu nem sei quem é, nunca vi na minha frente, não participa da minha historia nem dos meus risos e prantos, não me ajuda em meus problemas, não paga minhas contas e nem sabe quem é minha família,  para mim não merece festa, nem mesmo uma bandeirinha solitária na frente de casa.

                        Eu decidi comemorar aquilo que realmente traz sentido para minha vida e me ajuda a melhorar meu caráter. Por isso comemoro o Natal e a Páscoa, porque para mim, Jesus Cristo é o centro da minha própria historia porque mudou radicalmente meus valores de vida e a forma como eu enxergava os acontecimentos. Eu decidi coloca-lo como centro e Senhor da minha existência por acreditar em tudo o que ele disse e ensinou. Não preciso vê-lo para crer nele pois tenho o registro da sua palavra que permanece há séculos sendo lida por toda a humanidade.

                                No mais, fora estas datas, não comemoro mais dia nenhum como um dia santo, especial, sagrado ou místico. Não quero nem gostosuras, nem travessuras. Primeiro porque gasto muito dinheiro para tratar dos meus dentes e não quero mais ter cáries, além de desejar manter-me saudável e no peso certo. Segundo porque travessuras que eu gosto são as do meu filho; não suporto travessuras de outras crianças.

                              Além disso eu acho ruim esta proposta: travessuras ou gostosuras. Ela incentiva uma relação de interesses entre as pessoas, do pior tipo que existe: eu te deixo em paz desde que você me dê o que eu quero. Ainda bem que eu não nasci na América. Acho que neste dia eu viajaria para algum país do Oriente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário