terça-feira, 10 de novembro de 2015

Corte o seu cordão umbilical.



Logo após o parto a primeira medida adotada pelo médico é cortar o cordão umbilical.
Ele é a ultima ligação que faz do corpo da mãe e do bebê um só.
Mas é preciso que se corte porque dali para a frente o bebê já não será a extensão da sua mãe.

Ele vai crescer, adquirir sua própria personalidade e mais á frente suas escolhas na vida.
Deus preparou para que fosse assim, caso contrário, nós seríamos não o Eu mas o Outro. E ser o Outro é não ser, porque nesta simbiose não há o elemento fundamental da condição humana: a liberdade.

Porém, há muita gente que mesmo crescida mantém um cordão umbilical que o prende ao outro. São codependentes em tudo do Outro porque ainda não desenvolveram seu próprio Eu. O problema maior com isso é transferir ao Outro suas vontades, idealizações falsas e sobretudo controle.

Gente que ainda não desenvolveu seu próprio Eu domina o Outro porque acredita que ele é o objeto do qual depende para existir, do qual tira suas forças e energia.

São aquelas pessoas melodramáticas que vivem dizendo: 'eu não consigo viver sem você' ; 'se você morrer antes de mim eu morro em seguida';  'se você partir minha vida não terá mais razão'. Isso pode soar como um tipo romântico de amor mas não é. 

Porque o amor acima de tudo deixa o outro livre para ser ele próprio. Paulo falando deste dom afirma que 'o amor não busca seus proprios interesses'.

Por isso, aprenda a pensar com sua própria mente.
Aprenda a tomar as próprias decisões.
Aprenda a arcar com as consequências da sua própria escolha.
Aprenda a deixar o outro em paz.

Viva sim, em relacionamentos, mas nunca sugando ninguém, nem tolhendo sua liberdade, pensamentos e voz.
Corte de uma vez o seu cordão umbilical.
Você verá que ter sua própria identidade é uma das dádivas mais necessárias que Deus nos concedeu.
Caleb Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário