quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Você vai voltar a sorrir.




Tereza de Ávila certa vez escreveu:
‘Nada te turbe, pois tudo passa;
A paciência tudo alcança, nada te espante;
Quem tem a Deus nada lhe falta,
Só Deus lhe basta’.

Fico a pensar qual era o contexto da irmã quando isso escreveu. O que ela passava, o que sentia, que lutas atravessava. Muitos pensam que os que habitavam os lugares solitários do passado num retiro que durava uma vida estavam imunes a toda tentação, luta e conflitos que atingiam os cidadãos urbanos.

Mas basta uma leitura nos escritos de Tereza para perceber que todo esse modo de pensar era falso. Os reclusos eram os que mais sofriam os ataques do inferno sobre si porque dedicavam suas vidas inteiramente a Deus, tudo que eram e tudo o que pensavam sobre o futuro.

Eu leio na Bíblia que todo aquele que deseja viver piedosamente em Cristo será perseguido. E que, por causa do nome de Jesus, muitos perderão a vida, a família, a honra e o nome. Mas não por estarem distantes de Cristo e sim justamente pelo desejo que passa no coração deles e os alimenta de se aproximarem ainda mais em amor do Salvador.

Mas Tereza dizia que se você é do grupo que ama a Jesus mais do que tudo na vida e se está sendo alvo de ataques que se manifestam camuflados por todo tipo de palavra e calúnia, não se deixe ficar perturbado. Ela apresenta algumas razões para isso.

A primeira é que ‘tudo passa’. Por mais que os ataques espirituais á sua vida pareçam aumentar dia a dia e se renovarem sem parar chegará um momento em que eles vão recrudescer, diminuir, escassear, até que, como um filete de água simplesmente secar. E isso não porque você conseguiu barrar tais ataques mas porque o Deus que lhe ama vai paralisando as armas do inimigo gradativamente, até que não seja mais possível ao acusador prejudicar você. Há um limite para a atividade do diabo, basta ler a história de Jó e você perceberá este limite imposto por Deus.

A segunda razão para não se deixar ficar perturbado, segundo Tereza, é que ‘a paciência tudo alcança’. E paciência, conforme a descrição bíblica não é uma atitude de passividade inerte, como se ensina nas filosofias orientais, bastando sentar na posição certa, aspirar o ar corretamente, entrar em sintonia com seu íntimo e aprender a relaxar. A paciência é fruto do Espirito Santo, o que significa dizer que o paciente é aquele que se mantém conectado, quando sob pressão, ao Espirito de Deus. Nele medita, nele confia, lança mão das suas promessas da Escritura e simplesmente aguarda o momento em que será tirado do cativeiro para a liberdade. Tereza diz que esta paciência cristã tudo alcança. O fruto dela não é apenas quietude de alma, mas liberdade aguardada para ser solto das correntes que prendem você por algum momento.

E, finalmente, para Tereza, a terceira razão para não se permitir ficar perturbado é que ‘quem tem a Deus nada lhe falta’. È preciso, contudo, entender esta colocação. Porque ela parte de Tereza, que vivia reclusa em orações e contemplação. O que ela tinha de seu? Que bens detinha? Quais eram suas posses? Que projetos e sonhos lhe passavam pela mente? Nada daquilo que eu e você listamos como nossas aquisições. Porque nós temos muitas coisas e mais Deus. Tereza só tinha a Deus e nada além. 

Por isso ela diz: ‘quem tem a Deus nada lhe falta’. Há momentos em que nada nos ajuda e é capaz de oferecer auxilio: conhecimento, experiência, técnica, finanças.
Porque certas questões da vida passam muito longe de tudo isso. O que, por exemplo, sobrou para Jó em sua angustia? Apenas Deus. Mas este era para o homem de Uz a única realidade valiosa. Portanto, se você ama a Deus e tem a Deus acima de tudo e de todos, fique calmo: nada lhe faltará.

 E quando Deus determinar que o seu tempo de dor deve acabar você verá a diferença prática entre os que amam a Ele e os que o desprezam.
Desejo que você continue mantendo os olhos no Senhor neste seu momento mau.
Tenha certeza: tudo passa, a paciência tudo alcança, quem tem a Deus nada lhe falta.

Caleb Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário