Não espere tanto de mim se você não andou por onde eu andei.
Às vezes nós criamos
em nossa consciência uma expectativa acerca de outros que é mais ou menos
moldada de acordo com as semelhanças do que somos. Esperamos que nos ofereçam
aquilo que no mais íntimo é nosso desejo e sonho.
Construímos sobre a imagem do outro uma capa que reveste o
verdadeiro eu dele e o torna á nossa imagem e semelhança.
Queremos, no fundo,
alguém igual a nós. È bom lembrar que essa idealização pode ser construída em
razão de inúmeros fatores dentre eles o evitar sofrimentos passados e decepções
acumuladas com o ser humano.
No entanto, há que se levar em conta a Realidade quando
queremos construir relacionamentos. E a Realidade não é necessariamente boa ou
ruim, senão boa ou ruim aos nossos olhos. O que o outro diz ou faz pode agradar
ou não; como age, pode chocar ou emocionar. Mas isso é muito peculiar a cada
um. Depende de como o nosso olho vê e como nossa alma recebe.
O risco de ignorar a Realidade está na tentativa de mudar o
outro, fazendo-o adequar-se á minha vontade pessoal. Se, porém, tento mudar é
porque a Realidade do outro não me é agradável, nem aceitável. Quem quer mudar
o outro, quer cloná-lo como cópia de si mesmo. Desista disso.
Porque por trás da Realidade de cada um existe a História.
Cada pessoa é o que é devido àquilo que viveu até o presente. E das adaptações
e mudanças que se permitiu ao longo do processo. Cada um lidou com sua História
como pôde. Não necessariamente como deveria.
Porque o ‘deveria’ é sua opinião, e não o fato. Cada um vive
de acordo com aquilo que consegue e não tentando agradar para ser aceito. Tal
atitude causa a lamentável anulação do eu. E quem se anula, seja qual for a
causa, não é mais ele, mas outro. Personagem. Representação.
Por isso, como você quer que lhe aceitem, aceite os demais.
Não vá por essa linha de esperar de alguém mais do que ele é capaz de oferecer.
Afinal, depois de Adão, nenhum de nós está inteiro. Somos pedaços de barro que
o Criador restaura todas as manhãs por sua Graça.
Caleb Mattos.
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